Localizada a apenas 100 km de Belo Horizonte, com acesso por estrada asfaltada e bem conservada, a Serra do Cipó constitui um dos sistemas naturais mais fantásticos do mundo, com seus 34 mil quilômetros quadrados de área de preservação, considerada por paisagistas renomados como o jardim botânico do Brasil. Como parte da Cadeia do Espinhaço, trata-se do divisor de águas das bacias dos rios Doce e São Francisco.

Abriga uma fauna variada, com predominância de raposas, micos, capivaras, lobos guarás, tamanduás bandeiras, veados campeiros, onças pardas e jaguatiricas. Muitas espécies vegetais são endêmicas. É um verdadeiro paraíso de flores silvestres.

Oferece aos visitantes uma variedade de rios, cachoeiras, cânions e cavernas arqueológicas com inscrições rupestres. O clima é muito agradável durante todo o ano.

A Serra do Cipó vem se tornando reduto favorito para os que têm predileção pela natureza e suas incontáveis belezas.

Informações Turísticas

Localização:

Rua da Pedreira, 180 (Próximo à cachoeira Véu da Noiva), Cardeal Mota – Serra do Cipó, Santana do Riacho – MG – CEP: 35847000 – Coordenadas GPS: 19º 18′ 56” S – 43º 36′ 45” W

  • Belo Horizonte – 100 km (62 mi)
  • Brasília – 814 km (506 mi)
  • Diamantina – 248 km (154 mi)
  • Lagoa Santa – 60 km (37 mi)
  • Jaboticatubas – 47 km (29 mi)
  • Rio de Janeiro – 532 km (331 mi)
  • São Paulo – 684 km (425 mi)
  • Serro – 143 km (89 mi)
  • Sete Lagoas – 100 km (62 mi)

Saiba mais

Flores silvestres

A biodiversidade do Parque Nacional da Serra do Cipó é reconhecida por renomados paisagistas, o que o faz ser considerado o Jardim Botânico do Brasil. São milhares de espécies de flores silvestres espalhadas pelos campos, que permanecem floridos durante todo o ano, compondo uma paisagem deslumbrante para os visitantes.

Rios, lagos e cachoeiras

A Serra do Cipó é um dos conjuntos naturais mais exuberantes de Minas Gerais. Entre seus vales, grutas, rios e campos, a Serra guarda um importante patrimônio natural, além de sítios arqueológicos únicos que revelam vestígios de comunidades primitivas. Possui grande biodiversidade e guarda espécies encontradas somente aqui. A fauna é representativa e abriga espécies ameaçadas de extinção como o lobo-Guará, Tamanduá-Bandeira e a onça Parda.

Para guardar todo esse patrimônio foi criado o Parque Nacional da Serra do Cipó e sua APA (Área de Proteção Ambiental). É um dos mais importantes Parques Nacionais do país, tanto por sua biodiversidade quanto pelo seu potencial turístico ao longo dos seus 35.000 hectares de cerrados, campos rupestres e matas, ideal para passeios prolongados.

Esportes de aventura

A topografia acidentada da região representa um verdadeiro paraíso para a prática de canoagem, trilhas, tracking, rapel, rafting, tirolesa e muitos outros esportes ecológicos para iniciantes e profissionais.

Grutas e cavernas

A estrutura rochosa de grande parte do complexo da Serra do Cipó, com predominância de rochas calcárias, permitiu a formação natural de grandes grutas, cavernas e sítios arqueológicos, com inscrições rupestres e vestígios de comunidades primitivas datadas entre 2 mil e 8 mil anos.